Argamassa: Saiba tudo sobre argamassa!
Saiba quais são os tipos de argamassa para assentamento de revestimentos de paredes e pisos. Aprenda sobre Argamassa AC-I, Argamassa AC-II e Argamassa AC-III.
A escolha da argamassa ideal para cada etapa da reforma é uma decisão importante e que gera muitas dúvidas. Uma escolha errada do tipo de argamassa pode acarretar problemas futuros, e para evitar esses problemas, preparamos esse artigo para esclarecer resumidamente as principais dúvidas sobre a argamassa colante.
Do que é feito a argamassa?
De acordo com a Norma Brasileira NBR 13529 da ABNT, a argamassa é uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento. Resumidamente, pode se dizer que a argamassa é a mistura de cimento, areia, cal e água.
Qual a função da argamassa na reforma?
A principal utilização da argamassa na reforma residencial ou comercial, é ter a função de cola para unir os materiais, atuando como o elemento aderente. Mas a argamassa em geral, também possui outras funções, como:
-
Argamassa como revestimento (chapisco, emboço ou “massa-grossa”, reboco ou “massa-fina”).
-
Para rejuntar calçadas em pedras naturais ou revestimentos cerâmicos (impermeabilizando e atribuindo detalhes arquitetônicos).
-
Utilizada em substrato para revestimentos (emboço).
-
Para impermeabilização de paredes e tetos, ajudando a proteger esses ambientes da umidade.
-
Entre outras aplicações...
Quais tipos argamassas existem e qual a diferença entre elas?
Existem 3 tipos de argamassas, o que muda de uma para outra é o consumo de cimento e a quantidade de aditivos que promovem a aderência e a retenção de água.
Argamassa ACI
A argamassa do tipo ACI é a mais barata e também a menos aderente entre os modelos. Deve ser utilizada na reforma residencial ou comercial, somente para assentamento de pisos em áreas internas.
Argamassa ACII
A argamassa do tipo ACII é a intermediária entre os tipos, sendo mais aderente e mais cara do que a argamassa ACI. Esse tipo de argamassa suporta mais os efeitos da variação de temperatura, e por isso, pode ser utilizada em ambientes internos e externos. Ainda por ser mais aderente, também pode ser utilizada em revestimentos de paredes, desde que não sejam pesados e grandes. Recomendado para revestimentos de paredes que não ultrapasse o tamanho de 60x60cm, assim evitando ocorrer problemas na reforma.
Argamassa ACIII
A argamassa ACIII é a mais poderosa em aderência e consequentemente a mais cara. É indicado para revestimentos grandes e pesados, podendo ser usado em ambientes mais agressivos em variações de temperatura, como piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras.
Argamassa para assentar piso sobre piso
Devido a "super aderência" da argamassa ACIII, também pode ser utilizada para assentamento de revestimentos novos sobre o antigo, sendo uma opção para quem não quer retirar o revestimento antigo.
Argamassa AC-E
Quando uma argamassa recebe a denominação “E” (Ex: ACI-E), possui propriedades de retardar o início do endurecimento. Sendo indicada apenas para assentamentos que possuem essa necessidade, desse modo evitando custos desnecessários em sua reforma residencial ou comercial.
Como reformar o imóvel residencial ou comercial em Belo Horizonte?
Se você está pensando em realizar uma reforma, seja ela comercial ou residencial, é muito importante contratar bons profissionais. Conheça agora os Motivos para contratar uma empresa especializada em reformas.
A Reforma Engenharia é uma empresa especializada em reformas, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Possuindo os melhores profissionais para realizar uma reforma, estando todas as reformas sob supervisão de engenheiros.